Diabetes uma epidemia silenciosa?

diabetes

O diabetes afeta mais de 382 milhões de pessoas no mundo. O Brasil é o 4º país no mundo em número de pessoas com diabetes. Muitos sofrem de suas complicações e morrem prematuramente. Metade das pessoas com diabetes morrem de doenças cardiovasculares, que está entre as principais causas de insuficiência renal.

Segundo o Atlas Mundial do Diabetes, publicado pela Federação internacional do Diabetes (2013), no Brasil o número de pessoas com diabetes cresceu 40% nos últimos 6 anos. Estima-se que 46% das pessoas não são diagnosticadas e que até 2035 teremos um aumento na ordem de 55%, o que irá refletir em cerca de 592 milhões de pessoas com diabetes no mundo.

As maneiras mais viáveis para prevenir e tratar o diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis é controlar a pressão arterial, manter um peso adequado, melhorar a alimentação e praticar exercícios. Com estas atitudes os diabéticos podem controlar os sintomas da doença e aqueles que não são diabéticos podem reduzir significativamente o risco do seu surgimento.

O dia 14 de novembro é eleito o Dia Mundial do Diabetes. Precisamos rever nossas práticas alimentares, nos concentrando na alimentação saudável e pratica regular da atividade física.

De acordo com o novo guia alimentar para população Brasileira, lançado agora em novembro de 2014 pelo Ministério da Saúde, um bom referencial para praticarmos diariamente uma alimentação saudável é consumir em maior proporção alimentos naturais ou minimamente processados (frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, peixes, aves, grãos, etc) e reduzir o consumo dos ultraprocessados  (bolos, pães, biscoitos recheados, lasanha, pizza, hambúrguer, embutidos, refrigerante, sopas, sobremesas prontas, etc), ou seja, tudo o que é fácil de comer e já vem pronto “ou quase”, dentro de uma embalagem.

Para saber mais acesse:

Atlas Mundial do diabetes: <a href=”http://www.idf.org/diabetesatlas”>http://www.idf.org/diabetesatlas</a&gt;

Sociedade Brasileira do Diabetes: <a href=”http://www.diabetes.org.br/”>http://www.diabetes.org.br</a&gt;

Video dia Mundial do Diabetes: <a href=”https://www.youtube.com/watch?v=CTiw5wlIaD4&amp;feature=youtu.be”>https://www.youtube.com/watch?v=CTiw5wlIaD4&amp;feature=youtu.be</a&gt;

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em alimentação e saúde, doenças crônicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s