Diabetes uma epidemia mundial?

atlas diabetes

Dia 14 de novembro é eleito o dia mundial do Diabetes. O tratamento nutricional é essencial para o controle e prevenção do diabetes. O diabetes é uma das maiores emergências de saúde global do século 21. A cada ano, mais e mais pessoas vivem com esta condição, que pode resultar em complicações para saúde e mudanças no estilo de vida.

O novo atlas mundial do diabetes estima que, atualmente, 415 milhões de adultos são diabéticos e 318 milhões apresentam intolerância à glicose, o que os coloca em risco elevado de desenvolver a doença no futuro. A ausência de diagnóstico afeta 50% das pessoas e 91% dos casos de diabetes são do tipo 2, que inclui, entre seus principais fatores de risco, a alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física. A projeção é que em 2040 este número chegará a 642 milhões. Hoje 1 em cada 11 adultos tem diabetes. Neste ano, 5 milhões de pessoas morreram devido ao diabetes.

Muitos países ainda não estão conscientes sobre o impacto social e econômico do diabetes. Esta falta de compreensão é a maior barreira para estratégias eficazes de prevenção, que poderiam ajudar a deter o aumento do diabetes tipo 2. O Brasil é o 4º país no mundo em número de pessoas com diabetes. Muitos sofrem de suas complicações e morrem prematuramente. Metade das pessoas com diabetes morrem de doenças cardiovasculares.

O novo atlas 2015 estará disponível a partir de 01 de dezembro de 2015, mas o sumario executivo pode ler lido na integra aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em diabetes no mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s