Você conhece a roda dos 7 reinos?

roda 7 reinos

A roda dos 7 reinos é um guia ilustrado e divertido, desenvolvido para ensinar crianças menores de 10 anos sobre o que é uma alimentação saudável e sua importância para nossa saúde.

Antes de apresentarmos os 7 reinos é importante esclarecer que a alimentação saudável é fundamental para termos saúde e boa disposição para brincar, estudar e fazer todas as atividades divertidas que tanto gostamos. Para isto, precisamos prestar atenção na qualidade, variedade e quantidade do que comemos, pois cada alimento tem sua importância para o nosso corpo, ou melhor, cada alimento tem seu nutripoder. Um dica simples é que uma alimentação saudável é sinônimo de refeição colorida e variada, como encontramos nos 7 reinos, portanto, para fazermos boas escolhas alimentares precisamos dar preferência a alimentos naturais, ricos em diversas cores e sabores maravilhosos, preparados de forma caseira, e evitar o máximo possível produtos alimentícios altamente processados pela indústria, como os diversos tipos de salgadinhos, embutidos, bebidas adoçadas, produtos prontos para o consumo, fast food, guloseimas, etc.

Vamos entender quem é quem nos 7 reinos?

Reino Amarelo

Neste reino estão os alimentos energéticos, fontes de um nutriente chamado “carboidrato”. São eles que dão energia para brincar, correr, pular, praticar esportes, estudar, etc. Assim, o nutripoder deste reino é o da “Energia”. Os alimentos que compõem este reino são conhecidos como cereais, são eles: o arroz, o trigo, a aveia, o milho, a batata, a mandioca, mandioquinha, cará, inhame, etc. Com estes cereais podemos fazer pães, bolos, macarrão, massas, etc. Um dica muito importante é preferir os cereais integrais ou os alimentos preparados com o cereal integral (exemplo: arroz integral, pão integral, macarrão integral, etc) pois eles contém um tipo de energia que tem mais nutripoder, ela dura muito mais que dos cereais comuns (refinados).

OBS: Existem alguns produtos alimentícios produzidos pela industria que se disfarçam do reino amarelo e prometem muita energia, mas cuidado, não se deixem enganar! Muitos deles possuem muito mais componentes dos sub-reinos da gordura, açúcar e sal do que alimentos do reino amarelo e, assim, em vez de dar boa energia acabam tirando a nossa energia e nos deixando cansados, indispostos e com uns quilinhos a mais! São eles salgadinhos de pacote, bolos e bolachas recheadas industrializados, macarrão instantâneo, lanches rápidos, etc

Reino Laranja

Neste reino estão todas as frutas, elas possuem muitas vitaminas, minerais, fibras e agua, que auxiliam no bom funcionamento geral do nosso corpo, prevenindo uma série de doenças e nos dando muita disposição. Na roda dos 7 reinos o nutripoder das frutas é a “Magia”. Para garantir este nutripoder ao nosso corpo é importante consumirmos 3 porções de frutas variadas por dia. Temos diversas opções, como laranja, banana, maça, pera, melancia, figo, atemoia, manga, abacaxi, limão, caqui, morango, melão, uva, goiaba, jaca, lichia, caqui, caju, kiwi, pêssego, etc. Uma boa dica é comer frutas após as refeições e também acrescentar no lanche da escola!

OBS: Não se deixem enganar por alguns produtos “mascarados e encaixotados” que tentam entrar disfarçados neste reino, estamos falando de produtos industrializados como os “sucos de caixinha” que afirmam ser de frutas, porém a maioria possuem muito mais componente do sub-reino do açúcar do que alimentos do Reino Laranja e acabam por roubar o nutripoder das frutas. Ao comprar produtos industrializados fiquem de olho nos rótulos e prefiram sempre frutas de verdade!

Reino Verde

Os alimentos que compõem este reino são todas as verduras (couve, alface, chicória, espinafre, alface, rúcula, agrião, escarola, acelga, brócolis, couve flor, etc) e os legumes (tomate, aboboras, abobrinha, cenoura, beterraba, pepino, vagem, berinjela, jiló, pimentão, etc). O nutripoder destes alimentos é a “Recuperação”, pois ajuda o nosso corpo a evitar doenças e se recuperar mais rapidamente quando adoecemos. Eles possuem muitas vitaminas, minerais e fibras que ajudam na boa saúde. Para conseguirmos obter todo o nutripoder deste reino é importante comer pelo menos 3 porções por dia de alimentos do Reino Verde.  Uma boa dica é garantir tanto no almoço quanto no jantar uma salada de folhas verdes e um legume cozido ou assado. Estes alimentos também podem ser acrescentados em sucos e nos lanches da escola. Aproveitem!

Reino Vermelho

O reino Vermelho é conhecido pelo seu nutripoder da “Força”, principalmente porque eles contêm muita proteína, ferro, além de outros minerais, que são nutrientes que dão uma força especial para o nosso corpo e nos ajudam a crescer bem. Os alimentos que contem este nutripoder são as carnes (bovina, suína e de aves) e os ovos. Para garantir este nutripoder todo dia precisamos consumir pelo menos uma porção de alimentos deste grupo por dia!

OBS: Existem alguns alimentos que se disfarçam de reino vermelho para nos enganar, são eles os embutidos, nuggetts, hambúrguer industrializados, salsichas, linguiças, fiquem atentos, eles só tem um pouquinho do reino vermelho e um montão do sub-reino do sal e da gordura! Fiquem atentos!

Reino marrom

O nutripoder deste reino é a força “Turbo”, os alimentos deste reino que dão este poder turbo são as leguminosas, como todos os tipos de feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, etc. Semelhante ao reino vermelho eles também contém proteínas e ferro e também fibras que ajudam a regular nosso corpo. Para obter este nutripoder todos os dias é importante comer pelo menos 1 porção destes alimentos todos os dias. Eles combinam muito bem com os outros alimentos que comemos no almoço ou no jantar.

Reino Azul

Neste reino estão os peixes e frutos do mar (caranguejo, camarão, lula, ostra, etc). O nutripoder deste reino é a “Inteligência”, pois contém nutrientes muito importantes para a nossa mente, como proteínas, ferro, zinco e uma gordura muito boa conhecida como ômega 3, presente principalmente em peixes do mar. Para obtermos este nutripoder devemos consumir peixes pelo menos 1 vez por semana em substituição aos alimentos do grupo vermelho.

Reino Branco

Neste reino está o leite e todos os seus derivados, como queijos, iogurtes, requeijão, etc. Estes alimentos tem um nutripoder muito especial que é o da “Resistência”, pois contém nutrientes importantes como proteínas e cálcio, o qual é fundamental para garantir a boa resistência dos ossos e dentes e, assim, promover um bom crescimento físico. Para garantir este nutripoder todos os dias precisamos consumir 3 porções de leites e derivados por dia.

OBS: Algumas crianças possuem alergias aos alimentos do reino branco e nestes casos devem contar com a força especial dos alimentos dos outros reinos que também contém proteínas e calcio, como por exemplo dos alimentos do reino verde e do reino marrom.

Reflexão importante!

Esta roda dos 7 reinos foi criada pela equipe do projeto Nutri Ventures, que atuam por meio de atividades lúdicas, como jogos, músicas e desenhos animados para estimular entre as crianças a prática da alimentação saudável, o comer “comida de verdade”, conforme orienta o novo guia alimentar brasileiro. A estória dos episódios dos Nutri Ventures foi criativamente baseada nas transformações sofridas no mundo real, onde a indústria e o marketing agressivo de produtos alimentícios, está transformando negativamente as escolhas alimentares e a forma de se alimentar, levando-nos a consumir exageradamente produtos embalados prontos para o consumo, apoiados na praticidade, rapidez e estimulo sensorial intenso, com produtos cada vez mais “hiperpalatáveis”, para não dizer, carregados de açúcar, sódio e gorduras.

O desenho animado  

Os heróis da história, Teo, Lena, Ben e a pequena Nina, vivem em uma cidade cinzenta, onde não existem alimentos. Isto porque 30 anos atrás, Alex Grand, o terrível vilão, mandou o seu exército de G-Squads destruir todos os tipos de comida que existiam e obrigou a população a alimentar-se unicamente de Genex 100, um composto calórico fabricado na Corporação Grand, da qual ele é o dono.

Contudo, antes que o Alex pudesse destruir todos os alimentos, Neus, um sábio nutricionista, encarregou os seus sete colaboradores mais experientes de fugirem para longe com a ajuda dos Gugas, pois deste modo cada um deles poderia preservar um grupo de alimentos. Tornaram-se, assim, os Nutri Mestres e vivem, até hoje, isolados em seus reinos longínquos, onde conservam os alimentos que lhes foram confiados.

Caberá a Teo, Lena, Ben e Nina a empolgante missão de descobrir esses Reinos fantásticos e devolver ao mundo a diversidade alimentar que o Alex fez desaparecer. Ao longo da sua aventura, eles vão saborear alimentos desconhecidos, experimentar os seus incríveis Nutri-Poderes e travar duras batalhas, sempre acompanhados do seu Guga Púrpura!

A Instituição Nutri Ventures

A Nutri Ventures é a primeira instituição de entretenimento infantil no mundo a promover, exclusivamente, a alimentação saudável.  A empresa portuguesa foi criada em 2010, por Rodrigo Carvalho, paraense, naturalizado português, e Rui Lima Miranda, e desenvolve conteúdos de entretenimento infantil que estimulam a alimentação saudável. Enquanto projeto, a Nutri Ventures conta com parcerias com instituições como a Organização Mundial de Saúde e está presente até o momento em mais de 23 países, entre eles o Brasil. A instituição é muito mais do que desenho animado é um movimento e uma causa, e acredita que só com a participação de todos poderemos vencer a pandemia do século XXI (que é o excesso de peso e doenças crônicas associadas a má alimentação) e criar um futuro mais saudável para as nossas crianças!

Para saber mais sobre o projeto acesse o site: http://www.nutri-ventures.com

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em consumo alimentar, hábito alimentar, Nutrição Infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s