Obesidade infantil se combate com comida de verdade! Faça a sua parte!

Hero_JunkFood_by_ciaroscuro87A situação atual da saúde na infância é um assunto de peso e vem ganhando destaque em diversos meios de comunicação, devido ao preocupante aumento alarmante do excesso de peso das crianças brasileiras. Atualmente, uma em cada 3 crianças apresenta excesso de peso, e, vale alertar que esta situação ainda pode piorar, se nenhuma ação efetiva for realizada.

Analisando os aumentos ocorridos nas ultimas 3 décadas verificamos que a ocorrência de excesso de peso praticamente quadruplicou. Entre as diversas razões que explicam estes aumentos tem-se a questão das mudanças no modo de vida das famílias, que implicaram em mudanças no padrão de consumo alimentar e na prática de atividade física. O consumo de alimentos não processados ou minimamente processados, utilizados em preparações caseiras (como verduras, legumes, arroz, feijão, leite, carnes, etc) foram substituídos por produtos alimentícios ricos em gorduras, açúcar e sódio, conhecidos como  “ultraprocessados”, produtos práticos, rápidos, prontos para o consumo, e extremamente palatáveis, que predispõem a um consumo exagerado. Além, disto é evidente o aumento do sedentarismo infantil, com a substituição das brincadeiras tradicionais da infância pela utilização crescente de aparelhos eletrônicos.

Reportagem divulgada pelo IDEC na edição de agosto de 2015, compara a situação brasileira com a encontrada nos EUA, mostrando que a prevalência de obesidade infantil no Brasil já está próxima da observada nos EUA, porém a tendência de alta lá parece controlada, enquanto que no Brasil, o crescimento ainda se mostra fora de controle.

O combate efetivo deste importante problema de saúde pública exige ações conjuntas de mobilização e conscientização da nossa sociedade, para adoção de melhor qualidade da alimentação, maior acesso a “comida de verdade” e locais propícios para prática de esportes e lazer. Para isto é importante que todos façam a sua parte, incluindo governo, industria, comercio, agricultura, comunidades, escola e a família. O Novo Guia Alimentar desenvolvido pelo Ministério da Saúde é um instrumento prático que todos precisam conhecer, divulgar e colocar em prática.

A escola não pode ficar de fora desta discussão, pois é um ambiente propício para se executar ações de educação nutricional com as crianças e às famílias, o que propiciará além da divulgação de informações importantes, maior motivação para a adoção de hábitos saudáveis.

Obesidade infantil, todos somos responsáveis! Faça a sua parte!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em hábito alimentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s