Iogurte pode reduzir o risco de diabetes!

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Pesquisa de Harvard School of Public Health, baseada em dados de saúde de mais de 100 mil participantes em três estudos de longa duração, verificou que um maior consumo de iogurte foi associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, uma doença que afeta atualmente 366 milhões de pessoas no mundo. Em outras formas de laticínios não foram verificadas proteção similar. A pesquisa envolveu mais de 100 mil participantes em três estudos de longa duração – O Health Professionals Follow-Up Study (1986 a 2010), Nurses ‘Health Study (1980 a 2010), e Nurses’ Health Study II (1991-2009 ) – os pesquisadores descobriram que uma porção diária de iogurte (~30 gramas) foi associado a um risco 18% menor de diabetes tipo 2, mesmo após o controle de fatores ligados ao risco de diabetes, como o índice de massa corporal (IMC) e a dieta. Frank Hu, autor do estudo, discute que os mecanismos não são bem compreendidos neste momento. Várias hipóteses são estabelecidas como: os probióticos do iogurte pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a inflamação, mas esta hipótese precisa ser testada em ensaios clínicos randomizados; outras teorias sugerem que simplesmente o alto teor de proteína do iogurte poderia aumentar a saciedade e reduzir a sensação de fome e assim os picos de consumo excessivo; vários estudos associam o maior consumo de iogurte a menor peso corporal, mas parece haver mais coisas como o papel do magnésio, do cálcio, ou do soro de leite em iogurte que conduz à melhoria da saúde metabólica, e, portanto, um risco reduzido de diabetes.Também é possível que o consumo de iogurte seja apenas um marcador de uma dieta saudável e estilo de vida, afirma o autor. Porém, não podemos nos esquecer que não basta apenas consumir iogurtes, devemos nos atentar para nossos hábitos como um todo, a dieta baseada em vegetais, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de um peso corporal saudável são hábitos que além de reduzir o risco de diabetes, estão ligados a uma série de outros benefícios para a saúde a longo prazo e uma vida mais longa. Vale ressaltar que melhores resultados são obtidos com as versões “naturais” livres de excesso de açúcares e aditivos.
Ler o artigo na integra: http://www.biomedcentral.com/1741-7015/12/215
Veja também: http://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/yogurt-may-reduce-type-2-diabetes-risk/

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