Crianças e adolescentes com excesso de peso ou obesidade devem utilizar adoçantes?

sweeteners_sugar

Esta é uma dúvida muito comum entre os pais e profissionais de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o tratamento nutricional de crianças e adolescentes obesos, que não apresentam diabetes melitus ou intolerância a glicose, deve focar na melhoria dos hábitos alimentares, limitando o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras e priorizando sempre o consumo de alimentos in natura. Portanto, não se recomenda a utilização de adoçantes dietéticos (ciclamato, sacarina, sucralose e aspartame, etc) como forma de substituição ao açúcar comum (sacarose), uma vez que pode-se facilmente ultrapassar as recomendações diárias estabelecidas como seguras para esta faixa etária. Vale ressaltar que a substituição do açúcar por adoçante não contribui para mudanças no hábito alimentar, condição a ser focada no tratamento nutricional, e que ainda não se conhece os efeitos desses produtos a longo prazo na saúde das crianças e adolescentes.

Só há indicação de uso de adoçantes como substitutos do açúcar para crianças e adolescentes com Diabetes mellitus ou que apresentam intolerância à glicose, uma vez que o açúcar deverá ser restrito nesses casos, porém permanece o foco na adoção de hábitos alimentares saudáveis e uso moderado destes produtos.

Fonte: Obesidade na infância e adolescência – Manual de Orientação / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. 2ª. Ed – São Paulo: SBP, 2012. 142p.

Reservamos este canal de comunicação para que você leitor possa nos enviar suas dúvidas sobre saúde e nutrição (e.mail: incciencia.com.br).

Tem algum dúvida? Mande para nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em alimentação infantil, obesidade infantil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s