Consumir diariamente bebidas açucaradas aumenta o risco de diabetes e ataque cardíaco.

suco de caixinha

Estudo realizado por pesquisadores de Harvard concluiu que consumir diariamente bebidas açucaradas pode favorecer o ganho de peso, predispor o organismo a maior risco de diabetes tipo 2, doença cardiovascular e gota. 

Em revisão detalhada, onde se buscou os elementos associados a estes efeitos negativos à saúde, os pesquisadores também deram uma olhada mais de perto no papel único que a frutose pode desempenhar no desenvolvimento dessas condições, observe o esquema explicativo, retirado do artigo original, que traduzimos para você.

metabolismo bebidas adoçadas

A frutose é metabolizada no fígado, assim quando nosso consumo excede a nossa capacidade de utilização deste “açúcar”, ela será convertida a triglicerídeos (um tipo de gordura), os quais podem levar ao acumulo de gordura no fígado, aumento da gordura visceral (aquela que fica acumulado no abdomem) e à resistência à insulina, e, isto, pode ocorrer independente do aumento de peso (atenção magrinhos!). O acumulo de gordura no fígado e a resistência a insulina são importantes fatores de risco para o surgimento do diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Um fator importante a ser considerado é que o consumo de “bebidas açucaradas/doces” não promove o mesmo nível de saciedade obtido com alimentos sólidos, portanto, acaba-se, sem perceber, consumindo calorias em excesso, as tais “calorias líquidas”(1). E isto vale para qualquer tipo de açúcar existente em “bebidas doces”, seja ele próprio da fruta ou de adição.

No presente artigo os pesquisadores relatam, após analise de estudos epidemiológicos recentes e meta-análises, que as pessoas que consumiam uma ou duas bebidas açucaradas por dia tiveram um aumento de 35% no risco de ataque cardíaco ou doença cardíaca fatal, 16% de aumento do risco de acidente vascular cerebral, e 26% de aumento no risco de diabetes tipo 2, em comparação com pessoas que bebiam menos bebidas adoçadas.

Os pesquisadores concluem dizendo que os resultados demonstram a necessidade urgente de estratégias de saúde pública para reduzir o consumo dessas bebidas.

Fique atento!

A principal fonte de frutose na dieta vem de substancias utilizadas para adoçar alimentos industrializados, como refrigerantes, achocolatados, iogurtes, bolos, sorvetes, sobremesas lácteas, cat chup, pães, biscoitos, barras de cereais, bebidas açucaradas, incluindo os sucos “100% suco”, conforme esclarecemos em detalhes em outro post.

A melhor maneira de reduzir a ingestão de açucares é melhorar nossos hábitos alimentares, priorizando o consumo de “alimentos de verdade” e para hidratação o melhor é água!.

Ao consumir alimentos industrializados preste atenção aos rótulos, os açúcares adicionados ou oculto aparecem nos rótulos com diversos nomes: xarope de milho, frutose, sacarose, glicose, mel, dextrose, suco concentrado de frutas, suco de frutas reconstituído, maltodextrina, dextrinas, açúcar invertido, açúcar mascavo, açúcar orgânico, açúcar demerara, agave, açúcar cristal, etc .

A Escola de Saúde Pública de Harvard orienta evitar consumir sucos industrializados com concentrações de açúcares maiores de 7 gramas em 200mL, ou seja, quase todos!

O artigo original foi publicado recentemente (set/2015) no Journal of the American College of Cardiology e pode ser lido na integra em: Malik VS, Hu FB. Fructose and Cardiometabolic Health: What the Evidence From Sugar-Sweetened Beverages Tells Us. J Am Coll Cardiol. 2015;66(14):1615-1624. doi:10.1016/j.jacc.2015.08.025.

Referencias citadas:

  1. Pan A, Hu FB. Effects of carbohydrates on satiety: differences between liquid and solid food. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2011;14:385-90.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em alergia alimentar, alimentos e saúde, diabetes, doenças crônicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s